Proteção Contra Fogo em Túneis
O concreto é o revestimento estrutural mais utilizado em túneis. Embora sua durabilidade e resistência mecânica sejam indiscutíveis, o concreto é altamente vulnerável ao fogo, especialmente quando exposto a incêndios ocorridos em túneis rodoviários e ferroviários, porque as cargas combustíveis existentes e a impossibilidade de dissipação do calor elevam as temperaturas de forma brusca a patamares muito altos.
Esta condição afeta seriamente as estruturas dos túneis através da ruptura e do lascamento ("spalling") do concreto de revestimento, da redução da resistência mecânica tanto do concreto quanto das estruturas metálicas utilizadas como reforço estrutural, e de graves danos às selagens e juntas de expansão. Os 18 maiores incêndios em túneis rodoviários nos últimos 50 anos duraram entre 24 minutos e 4 dias, com tempo médio aproximado de 2 horas e intensidade variando entre 10 MW até 350 MW.
A resistência ao fogo dos túneis pode ser aumentadas consideravelmente com a utilização de uma camada de produtos específicos para proteção passiva contra fogo.
O Fendolite M-II, aplicado pela PCF Soluções, é a melhor solução para este tipo de proteção, e já foi utilizado com grande sucesso em mais de 3 milhões de m2 de revestimentos de túneis de grande porte ao redor do mundo, como o túnel Central de Boston (EUA) ou ainda o túnel submarino Oresund, que liga a Suécia à Dinamarca.