Proteção Contra Fogo de Estruturas em Áreas Industriais

Proteção Contra Fogo de Estruturas em Áreas Industriais


Fendolite

Dados técnicos do Fendolite

Ficha de Informação

MSDS - Ficha de Segurança

Argamassas de alta densidade foram especificamente desenvolvidas para proteção contra fogo de estruturas metálicas localizadas em ambientes externos ou em áreas internas sujeitas a abusos mecânicos.

A Isolatek International é fabricante da linha de produtos Fendolite, os mais utilizados em todo o mundo para proteger por até 4 horas as estruturas de vasos e equipamentos sujeitas às condições de incêndios gerados por hidrocarbonetos.

Estes sistemas garantem a mais moderna proteção disponível para complexos industriais, plataformas off-shore, navios e plantas de produção de gases.

 

 

Fogo gerado por hidrocarbonetos

São incêndios cujo combustível provém de derivados de petróleo, inerentes à áreas industriais, e que exigem dos materiais de proteção desempenho muito superior do que o exigido aos materiais utilizados em edifícios comerciais, onde a carga combustível existente é equivalente a celulose.

Produtos modernos para a proteção a passiva de estruturas em indústrias são testados de acordo com a norma ANSI/UL 1709 – Rapid Rise Fire Tests of Protection Materials for Structural Steel, enquanto os materiais voltados para a proteção de estruturas na construção civil comercial são testados de acordo com a norma ASTM E119 - Standard Test Methods for Fire Tests of Building Construction and Materials.

 

ANSI/UL 1709 x ASTM E119

As diferenças fundamentais entre as duas normas são:

1) a curva padrão de fogo da norma ANSI/UL1709 é mais rigorosa que a da ASTM E119.  Embora a temperatura final das duas curvas seja similar, após poucos minutos a temperatura padronizada de um incêndio gerado por hidrocarbonetos já atinge 1.100oC (vide gráfico abaixo), o que exige dos materiais de proteção passiva um comportamento compatível com a elevação mais rápida de temperatura.

Concretos convencionais, por exemplo, são muito suscetíveis a esta condição, porque a água existente em seu interior tende a evaporar muito bruscamente causando o fenômeno do "spalling", que é a ruptura e o lascamento das suas camadas mais superficiais.

2) a norma ANSI/UL1709 determina que os materiais sejam testados também com relação à sua exposição à intemperismos, incluindo testes de envelhecimento, alta umidade, resistência à ambientes salinos, ciclos de mudanças extremas de temperatura e exposição à atmosferas ricas em dióxido de carbono e dióxido de enxofre.

Estes ensaios visam avaliar a capacidade do material continuar a exercer sua função de proteção contra fogo mesmo vários anos após sua instalação. Tanto as argamassas de cimento portland e areia ainda hoje utilizados por várias empresas brasileiras, bem como os concretos vermiculíticos existentes no mercado nacional e boa parte dos produtos importados dificilmente seriam aprovados caso fossem testados conforme a metodologia da norma ANSI/UL1709 a curva padrão de fogo da norma ANSI/UL1709 é mais rigorosa que a da ASTM E119.

Embora a temperatura final das duas curvas seja similar, após poucos minutos a temperatura padronizada de um incêndio gerado por hidrocarbonetos já atinge 1.100oC (vide gráfico abaixo), o que exige dos materiais de proteção passiva um comportamento compatível com a elevação mais rápida de temperatura.

Quais as aprovações dos produtos Fendolite?

Os produtos Fendolite foram testados nos Estados Unidos (Underwriters Laboratories e FM Global), Inglaterra (BS 476), Alemanha (Din 4102), Holanda (RWS/TNO), França (CTICM), Itália, Austrália, Japão, Hong kong, Singapura, India e Korea.

Além de aprovados conforme a norma UL1709, os produtos Fendolite obtiveram aprovação também em testes para suportar explosões (blast test), e para resistir a rajadas de fogo (jet fire), comuns quando ocorre o rompimento de linhas de fluidos combustíveis.

Referências

Os produtos da Isolatek International já foram utilizados para a proteção de mais de 30 milhões de m² de estruturas metálicas em áreas industriais. Entre os principais clientes estão a Exxon Mobil, BP Amoco, Basf, Rhodia, Shell, Du Pont, Texaco, Chevron, etc.

 

Firetex M90

Dados técnicos do Firetex

Ficha de Informação

Para aplicações em navios e plataformas off-shore, onde o peso dos sistemas empregados tem enorme importância, pode ser adotada alternativamente a proteção com mastiques epóxi intumescentes, como o Firetex M90, fabricado pela Leigh’s Paints (Inglaterra).

Estes produtos também são aprovados conforme a norma UL1709 e proporcionam o mesmo nível de proteção do Fendolite.  Embora mais caros, requerem espessuras inferiores e uma fração do peso das argamassas projetadas.