Proteção Contra Fogo de Estruturas em Áreas Industriais
Fendolite
Dados técnicos do Fendolite
Argamassas de alta densidade foram especificamente desenvolvidas para proteção contra fogo de estruturas metálicas localizadas em ambientes externos ou em áreas internas sujeitas a abusos mecânicos.
A Isolatek International é fabricante da linha de produtos Fendolite, os mais utilizados em todo o mundo para proteger por até 4 horas as estruturas de vasos e equipamentos sujeitas às condições de incêndios gerados por hidrocarbonetos.
Estes sistemas garantem a mais moderna proteção disponível para complexos industriais, plataformas off-shore, navios e plantas de produção de gases.
Fogo gerado por hidrocarbonetos
São incêndios cujo combustível provém de derivados de petróleo, inerentes à áreas industriais, e que exigem dos materiais de proteção desempenho muito superior do que o exigido aos materiais utilizados em edifícios comerciais, onde a carga combustível existente é equivalente a celulose.
Produtos modernos para a proteção a passiva de estruturas em indústrias são testados de acordo com a norma ANSI/UL 1709 – Rapid Rise Fire Tests of Protection Materials for Structural Steel, enquanto os materiais voltados para a proteção de estruturas na construção civil comercial são testados de acordo com a norma ASTM E119 - Standard Test Methods for Fire Tests of Building Construction and Materials.
ANSI/UL 1709 x ASTM E119
As diferenças fundamentais entre as duas normas são:
1) a curva padrão de fogo da norma ANSI/UL1709 é mais rigorosa que a da ASTM E119. Embora a temperatura final das duas curvas seja similar, após poucos minutos a temperatura padronizada de um incêndio gerado por hidrocarbonetos já atinge 1.100oC (vide gráfico abaixo), o que exige dos materiais de proteção passiva um comportamento compatível com a elevação mais rápida de temperatura.
Concretos convencionais, por exemplo, são muito suscetíveis a esta condição, porque a água existente em seu interior tende a evaporar muito bruscamente causando o fenômeno do "spalling", que é a ruptura e o lascamento das suas camadas mais superficiais.
2) a norma ANSI/UL1709 determina que os materiais sejam testados também com relação à sua exposição à intemperismos, incluindo testes de envelhecimento, alta umidade, resistência à ambientes salinos, ciclos de mudanças extremas de temperatura e exposição à atmosferas ricas em dióxido de carbono e dióxido de enxofre.
Estes ensaios visam avaliar a capacidade do material continuar a exercer sua função de proteção contra fogo mesmo vários anos após sua instalação. Tanto as argamassas de cimento portland e areia ainda hoje utilizados por várias empresas brasileiras, bem como os concretos vermiculíticos existentes no mercado nacional e boa parte dos produtos importados dificilmente seriam aprovados caso fossem testados conforme a metodologia da norma ANSI/UL1709 a curva padrão de fogo da norma ANSI/UL1709 é mais rigorosa que a da ASTM E119.
Embora a temperatura final das duas curvas seja similar, após poucos minutos a temperatura padronizada de um incêndio gerado por hidrocarbonetos já atinge 1.100oC (vide gráfico abaixo), o que exige dos materiais de proteção passiva um comportamento compatível com a elevação mais rápida de temperatura.
Quais as aprovações dos produtos Fendolite?
Os produtos Fendolite foram testados nos Estados Unidos (Underwriters Laboratories e FM Global), Inglaterra (BS 476), Alemanha (Din 4102), Holanda (RWS/TNO), França (CTICM), Itália, Austrália, Japão, Hong kong, Singapura, India e Korea.
Além de aprovados conforme a norma UL1709, os produtos Fendolite obtiveram aprovação também em testes para suportar explosões (blast test), e para resistir a rajadas de fogo (jet fire), comuns quando ocorre o rompimento de linhas de fluidos combustíveis.
Referências
Os produtos da Isolatek International já foram utilizados para a proteção de mais de 30 milhões de m² de estruturas metálicas em áreas industriais. Entre os principais clientes estão a Exxon Mobil, BP Amoco, Basf, Rhodia, Shell, Du Pont, Texaco, Chevron, etc.
Firetex M90
Dados técnicos do Firetex
Para aplicações em navios e plataformas off-shore, onde o peso dos sistemas empregados tem enorme importância, pode ser adotada alternativamente a proteção com mastiques epóxi intumescentes, como o Firetex M90, fabricado pela Leigh’s Paints (Inglaterra).
Estes produtos também são aprovados conforme a norma UL1709 e proporcionam o mesmo nível de proteção do Fendolite. Embora mais caros, requerem espessuras inferiores e uma fração do peso das argamassas projetadas.